Backup

É comum a área de TI assumir a responsabilidade dos procedimentos de backup, realizando as configurações dos jobs (trabalho de backup), solicitando aquisição de unidades de gravação, investindo em softwares de backup, fitas de backup e até soluções em cloud computing. Mas essa estrutura atende a estratégia e continuidade de negócios da sua empresa? Foi alinhada com a alta direção?
Primeiro ponto-chave para a área de TI é possuir um processo de backup documentado no qual apresenta de forma transparente a situação atual do backup da empresa, podendo contemplar responsabilidades do processo de backup, mapeamento das pastas de backup, horário dos jobs, janela do backup (tempo utilizado pra realizar o backup), detalhes da unidade de gravação, fitas de backup, software utilizado, até procedimentos operacionais, tais como: realização de alteração do job, solicitação de restore, testes periódicos nos equipamentos, entre outros.
Vantagens
- Responsabilidades do processo;
- Mapeamento das pastas;
- Tempo estimado para realização;
- Software utilizado;
- Detalhes da unidade de gravação
- Fitas de backup;
- Procedimentos operacionais.
Com a rotina de execução do backup estabelecida, fazemos todo o monitoramento necessário. Realizamos testes e validamos constantemente os dados armazenados para saber se o backup está sendo concretizado de forma correta.
Para saber se a sua empresa está com definições de backup bem estabelecidas, entre em contato com a nossa equipe.