Terceirização de TI vale a pena? Entenda os benefícios

Daniel Oliveira, Especialista em Cibersegurança • Mar 23, 2024

A terceirização de TI tem se tornado uma estratégia cada vez mais adotada por empresas de todos os tamanhos e setores. Essa prática consiste em delegar a gestão e execução das atividades relacionadas à tecnologia da informação para empresas especializadas, e traz diversos benefícios que impactam positivamente no desempenho e na eficiência das organizações.


Um dos principais benefícios dessa ação é a redução de custos. Ao contratar uma empresa terceirizada, as despesas com salários, benefícios, treinamentos e infraestrutura são significativamente reduzidas. Além disso, não há a necessidade de investir em equipamentos e atualizações tecnológicas, pois a empresa terceirizada se responsabiliza por essas demandas.


Outra vantagem é a especialização e expertise oferecidas. As equipes são compostas por profissionais altamente qualificados e atualizados com as tendências e inovações tecnológicas. Isso garante que as atividades relacionadas à TI sejam realizadas com maior eficiência, qualidade e segurança, resultando em um melhor desempenho dos sistemas e processos internos.


Além disso, a terceirização de TI permite que as empresas foquem em suas atividades principais, aquelas que são o cerne de seus negócios. Ao transferir as responsabilidades dessa área para uma empresa especializada, os gestores e colaboradores podem direcionar seus esforços para o desenvolvimento de estratégias, aprimoramento de produtos e serviços, atendimento aos clientes e outras áreas essenciais.


A flexibilidade também é um benefício perceptível que as empresas usufruem ao terceirizar as atividades de TI. Empresas terceirizadas têm a capacidade de dimensionar os recursos e serviços de acordo com as necessidades do negócio. Isso significa que, em momentos de crescimento ou redução da demanda, é possível ajustar facilmente os serviços contratados, evitando custos desnecessários ou a falta de recursos.


Outro ponto a se destacar é que as empresas de terceirização de TI oferecem um suporte técnico mais ágil e eficiente, afinal, geralmente, possuem equipes de suporte disponíveis 24 horas por dia, 7 dias por semana, o que garante uma rápida resposta a problemas e falhas nos sistemas. Isso contribui para a redução do tempo de inatividade, minimizando impactos negativos nas operações e permitindo que a empresa mantenha sua produtividade e competitividade.


Mas atenção! Terceirize com quem entende do negócio


A ITFácil possui mais de 20 anos de experiência no mercado. Ajudamos diversas empresas a organizar, estruturar e colocar em prática os mais variados cenários de TI. Por aqui você monta uma equipe de acordo com a demanda que a sua empresa apresenta. Temos um time flexível e pronto para buscar as melhores soluções para o seu negócio.


Além de todos os benefícios mencionados acima, que são realizados pelas nossas equipes, também garantimos:


  • Melhoria na infraestrutura e ROI;
  • Melhoria nos níveis de serviço e desempenho de sistemas;
  • Aumento na transparência, visibilidade e flexibilidade;
  • Cumprimento assertivo das diretrizes, conformidades e regulamentos;
  • Redução de riscos e complexidade dos processos;
  • Ganho de escalabilidade em oportunidades futuras.


Garanta a atuação da ITFácil dentro da sua empresa através da terceirização. Entre em contato com o nosso time comercial e vamos dar início a essa parceria.

Nos siga nas nossas redes

Share by: