Cases de Sucesso

Solução: ITO

O trabalho

A ITFácil foi contratada pela empresa na fase de implantação do Banco e Corretora no Brasil, em 2010. Desde então, vem participando dos demais projetos de TI. Sempre cumprindo os prazos e custos estabelecidos.


Solução: ITO

O trabalho

Banco Comercial Brasileiro com operações em Middle Market e crédito realizou o full outsourcing de TI com a ITFácil Tecnologia.

O Banco que possui sede na cidade de São Paulo, depois de uma consultoria especializada da ITFácil, decidiu implantar seu data center na cidade de Barueri. Entre as atividades realizadas para esta instituição financeira, a ITFácil é responsável por fazer a gestão de todos os ativos de TI, monitorar e administrar a infraestrutura, realizar service desk de nível 1, 2 e 3, além de gerenciar contratos de fornecedores, incluindo os de Telecom.

Ainda como portfólio de soluções do segmento de ITO (Information Technology Outsourcing), a ITFácil Tecnologia ajuda na gestão da TI do cliente, participando do comitê interno de tecnologia e atendendo aos auditores internos, externos e órgãos reguladores.

A ITFácil cria e atualiza, juntamente com a área de controles internos da instituição, os documentos e políticas para atender as melhores práticas de gestão de TI, como: Política de Segurança da Informação, Política de Acessos a Aplicativos, Plano de Continuidade de Negócios e recentemente a implantação de site disaster recovery. Com o site DR, o banco oferece possibilidade aos funcionários de operarem fora do escritório e data center principal, podendo acionar a contingência a qualquer instante.

A ITFácil dedicou seus melhores recursos para documentar os processos de TI e elaborar procedimentos para a gestão, tais como: criação de checklist, procedimentos de backup e armazenagem, atualização de sistemas, criação/revogação de acesso à rede e sistemas aplicativos, procedimentos de gestão de firewalls/roteadores e switches, monitoramento do ambiente computacional, segregação de ambientes, entre outros.

Projeto

Implantação de full outsourcing de TI.

Prazo

6 meses para implantação.

Recursos

2 analistas e 1 gerente de projetos.


Solução: Projetos e Consultoria

O trabalho

Empresa do ramo varejista, com mais de 20 megalojas e centro de distribuição espalhados por todo território nacional, contratou a consultoria da ITFácil para avaliar o cenário atual de TI em sua instalação central.

A ITFácil realizou análises do data center do cliente e nos processos da área de tecnologia, suporte ao usuário e infraestrutura, baseadas no modelo COBIT. As melhorias identificadas foram apresentadas como parte de cenários a serem implantadas a curto, médio e longo prazo.

A consultoria levou por volta de 100 horas de trabalho, dentre análises de documentos, entrevistas com funcionários para coleta de informações, realização de relatórios técnicos e apresentação à diretoria.

Consultoria

Análise dos processos de data center.

Prazo

4 meses.

Recursos

1 analista sênior e 1 gerente de projetos.


Solução: Projetos e Consultoria

O trabalho

Empresa multinacional do seguimento de pesquisas estratégicas para mercados consumidores, presente em mais de 80 países e com sede em Londres, contratou a ITFácil para implantar seu mais novo escritório, localizado em Barueri, São Paulo.

A ITFácil forneceu soluções para configuração de equipamentos, como firewalls, servidores, switchs e sistema telefônico, atendendo a necessidade do cliente em termos de prazo e orçamento. Para um novo setup, o cliente optou por adquirir os equipamentos diretamente com os fornecedores, sendo que alguns deles tiveram atrasos em sua entrega. A ITFácil contribuiu no projeto, emprestando seus próprios equipamentos e permitindo assim a implantação do novo escritório no tempo adequado.

A ITFácil interagiu neste projeto diretamente com os engenheiros de TI do cliente em Londres, sendo ponte entre a área de TI internacional e os recursos locais, como operadoras de Telecom.

Projeto

Implantação da filial no Brasil.

Duração

15 dias.

Estratégia

Utilizar recursos próprios para atender o cronograma do cliente, realizando novo setup com equipamentos definitivos.

Solução

Configuração de Cisco ASA, Switch DELL 6248 POE, Central Telefônica Panasonic, Servidores Dell PE 610 para AD, Exchange Server, File Server e DNS.


Solução: ITFácil Web

O trabalho

Uma das cinco maiores agências de viagens corporativas do Brasil, com escritórios em 4 capitais e mais de 400 clientes corporativos espalhados pelo país e no exterior, precisou de controles eficientes para gestão dos chamados técnicos com cerca de 430 funcionários.

A ITFácil proveu a solução ITFácil Web, sistema de gestão de infraestrutura, permitindo que o cliente registrasse e administrasse chamados de forma automatizada.

O cliente registra por volta de 1000 chamados/mês em nossa ferramenta, sem ter a preocupação de realizar backups, atualizações, correções etc. O sistema é oferecido no modelo SaaS (Software as a Service ou Software como serviço) e dispõe de módulos de Chamado, Inventário de Hardware e Software, Gestão de Mudanças e Workflow.

Implantação

1 semana.

Customização

1 mês.


Solução: Projetos e Consultoria

O trabalho

A ITFácil foi contratada por uma instituição financeira para planejar e executar a mudança dos ativos de TI de um data center para outro sem interrupção nos processos.

Cenário

Cliente compartilhava o espaço físico “colocation” de um data center com duas empresas do mesmo grupo, em desacordo com os modelos de governança e melhores práticas de TI, resultando apontamentos de auditorias externas.

Projeto
  • Reduzir os custos com TI e resolver um problema antigo apontado pela auditoria externa.
  • Mapear todos os processos e rotinas da TI e manter a integridade do banco de dados das outras duas empresas.
  • Alocar profissionais no cliente durante o período do projeto e pós-migração.
Planejamento
  • Manter todos os equipamentos ligados e a manter a integridade das informações do cliente.
  • Manter os links de conectividade com a rede RSFN (Rede do Sistema Financeiro Nacional) e outros players (que possuem regulamentações específicas regidas pelo Banco Central e Órgãos Públicos).
  • O orçamento provisionado para aquisição de novos servidores não contemplava a substituição de todos os equipamentos. Havia necessidade de compor uma solução com poucos servidores novos e muitos servidores antigos.
  • Configurar o novo data center com a quantidade de servidores e banco de dados suficientes, para que o cliente pudesse operar normalmente durante a fase de implantação.
  • Previsão de escalonamento de novos recursos de sistemas.
  • Reduzir o budget anual.
Implantação
  • Através de análises do comportamento de banco de dados do ambiente de produção, unimos as bases de dados em novas instâncias para permitir o desligamento parcial dos servidores com mais capacidade de hardware em sua movimentação.
  • Utilizamos recursos de virtualização para os servidores de aplicação e após a instalação dos links de acesso atingimos o paralelismo total.
  • O projeto contemplou o mapeamento de todos os processos, acompanhamento e realização de testes com todas as áreas e usuários envolvidos.
  • Após a implantação e homologação do novo data center, efetuamos a movimentação total dos demais servidores para agregar na cloud privada recém-criada.
  • Os servidores físicos mais antigos foram movidos ao escritório central do cliente para configuração de um ambiente DR – disaster recovery.
Investimento

OPEX – Redução de 18% ao ano(data center e Telecom).

Duração

4 meses.

Recursos

2 gestores de projetos e 4 analistas.

Leave a reply



CAPTCHA Image
Reload Image