Mudança de Escritório

As empresas brasileiras estão lutando contra o impacto que as atuais restrições de recursos e interrupções de energia, além de outros fatores, estão tendo nos resultados financeiros. Muitas empresas estão pensando em tratar dessa escassez de recursos permitindo que seus funcionários trabalhem de casa. Quando bem executadas, as políticas de trabalho a distância, ou “escritório em casa”, podem trazer muitos benefícios, incluindo diminuição dos custos de infraestrutura, funcionários mais contentes e aumento do fluxo de caixa. Antes de se aprofundarem na implantação de programas de escritórios em casa, as empresas (e seus departamentos de TI) devem ter em mente as mudanças que suas organizações terão que fazer para apoiar os funcionários remotos de forma inteligente.

Primeiro, elas devem pensar em uma política de home office como oportunidade comercial benéfica, não como uma necessidade. Segue abaixo alguns dos benefícios do home office:

  • Custos reduzidos de infraestrutura
    O espaço de escritório é caro, assim como outros custos, como: instalações, manutenção, equipamentos e móveis. O dinheiro economizado quando os funcionários trabalham de casa (negando a necessidade de espaço físico de escritório) pode ser decentralizado do orçamento de marketing, das melhorias operacionais e de outras métricas relacionadas aos serviços, e consegue aumentar a rentabilidade do negócio.
  • Aumento da produção e eficiência de trabalho
    Os profissionais que trabalham de casa evitam o deslocamento físico diário para o trabalho, economizando tempo e permitindo flexibilidade para produzir mais em casa. Eles também podem personalizar seus próprios ambientes de trabalho, criando a atmosfera ideal e nível sonoro confortável, além de outras preferências que lhes permitam trabalhar de forma mais eficaz. O trabalho independente também cria maior potencial individual, à medida que os funcionários percebem que têm de assumir uma maior responsabilidade – assim são criados os líderes. Sem os gerentes sobrevoando a área, os funcionários têm poder para tomar suas próprias decisões, apropriar-se das tarefas, gerenciar cronogramas e gerar resultados finais. Isso permite uma cultura de liderança que ajuda a organização a criar excelência consistente.

Com uma perspectiva nova e otimista sobre a forma como as políticas de home office podem apoiar uma empresa, as equipes de TI precisam pensar nos processos e recursos que necessitam para que os funcionários remotos sejam produtivos e bem sucedidos.

Preparando a infraestrutura de TI para colaboradores em home office

Conectividade é fundamental para que o trabalho em casa realmente funcione e seja eficiente. Os funcionários devem ter uma conectividade quase instantânea com a infraestrutura de TI da empresa. Para manter a eficiência, as conexões com a infraestrutura de TI a partir dos escritórios em casa devem ser quase tão boas quanto à conexão de dentro das paredes do escritório corporativo. No mínimo, isso vai exigir uma solução de VPN robusta e fácil de usar – com ênfase nas palavras “fácil de usar”. E nem precisa dizer que os funcionários remotos vão precisar de uma conexão confiável de alta velocidade de internet.

Proteja as conexões remotas nos computadores localizados fora do firewall, sem a necessidade de uma conexão VPN, caso o serviço seja interrompido.

Os campos marcados com um * são obrigatórios!

Leave a reply



CAPTCHA Image
Reload Image